Central Mapas

Após a leitura da unidade IV do nosso material didático percebemos que a saúde mental dos alunos e professores é um tema de grande relevância e precisa ser debatido no processo de formação do pedagogo, como no mundo laboral. Ao fazer uma breve pesquisa em revistas científicas, fica evidente que os estudos têm demonstrado que o docente está adoecendo cada vez mais cedo, seja pelo estresse, pela depressão, pela ansiedade e até mesmo pela Síndrome de Burnout. Esse fato alarmante também atinge os alunos, por motivos parecidos, incluindo o Bullying.

Para a realização desta atividade, imaginemos uma situação hipotética no qual descreveremos a seguir:

Joyce, 42 anos, é professora do Ensino Fundamental I em uma escola municipal de uma grande capital brasileira. Trabalha 40 horas no município (manhã e tarde) e mais 20 horas (noite) na rede privada para complementar sua renda. Ela sempre foi uma profissional extremamente proativa, brincalhona, sorridente, contudo, nos últimos meses, tem estado bem desanimada, irritadiça e sem paciência com seus alunos. Um acontecimento que ficou marcado e criou um alerta na diretora, foi a discussão que teve com os pais de uma aluna sua na frente da escola. Diante a agressividade, o conselho escolar afastou Joyce do trabalho e enviou para a psicóloga da UBS de referência, no qual na primeira consulta detectou que a professora estava com Síndrome de Burnout.

Elaborado pelo professor, 2024.

Diante do caso relatado, baseado no texto complementar e no que você aprendeu a respeito do trabalho da UBS junto a escola, elabore um texto dissertativo (de 20 a 30 linhas) apresentando medidas preventivas que podem ser desenvolvidas pela escola junto a UBS de referência para ajudar ao corpo docente, os escolares e familiares a promover saúde e prevenir doenças de origem mental.

Observação: Apresente as referências utilizadas no final da atividade.

Texto complementar:

CARLOTTO, Mary Sandra. A Síndrome de Burnout e o trabalho docente. Revista Psicologia em Estudo, 2002; Maringá; 7(1); 21-29. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/pe/a/hfg8JKJTYFpgCNgqLHS3ppm/> Acesso em: 14 jun. 2024.

ATIVIDADE 1 – PED – SAÚDE E EDUCAÇÃO – 53_2024

Após a leitura da unidade IV

FEEDBACK DE NOTAS 👉 CLICANDO AQUI (INSTAGRAM)👈

Após a leitura da unidade IV

OUTRAS MATÉRIAS: CLICANDO AQUI 

Antes que o prazo final chegue, é sempre importante contar com o suporte da 019 Assessoria Acadêmica, pois a equipe trabalha de forma rápida e eficiente. Em primeiro lugar, a 019 Assessoria Acadêmica foca na necessidade do aluno, além disso, propõe estratégias práticas para alcançar os resultados desejados.

Do mesmo modo, que um tutor acompanha cada passo do aluno. A 019 Assessoria Acadêmica oferece orientação detalhada, e finalmente, entrega um trabalho pronto para aprovação. Atualmente, muitos estudantes buscam suporte externo, e nesse sentido, a 019 Assessoria Acadêmica surge como a melhor opção para garantir sucesso nos trabalhos acadêmicos. Contudo, apesar disso, o trabalho de revisão acadêmica feito pela 019 Assessoria Acadêmica é tão eficiente que evita correções posteriores.

Central Mapas
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.