Central Mapas

1ª QUESTÃO O avanço das tecnologias e recursos digitais têm despertado grande interesse nas pesquisas em educação e ensino. É inquestionável a contribuição desses avanços para os processos de ensino, aprendizagem e produção de conhecimento.

Esse próprio texto, redigido em um software instalado em um computador, possui referências bibliográficas que vão além de livros físicos, incluindo artigos e textos acadêmicos acessados, editados e indexados em plataformas online, disponíveis a qualquer pessoa ao redor do mundo com apenas um clique. Embora seja indiscutível a contribuição dessas ferramentas tecnológicas para a produção de conhecimento na educação e sua utilização no ambiente escolar, é necessário considerar que essas mudanças ocorrem de forma exponencial e podem ser incorporadas ao cotidiano das pessoas sem uma reflexão profunda, intensificando os processos de alienação da sociedade tardo-moderna, conforme defendido por Hartmut Rosa (2022).

Fonte: BARBOSA, R. de O.; TAVEIRA, F. A. L.; PERALTA, D. A. Entre respostas digitais e saberes experienciais: o ChatGPT e a educação em perspectiva crítica. Revista Pesquisa Qualitativa,
s. l.
, v. 12, n. 30, p. 01-18, 2024. Disponível em: https://editora.sepq.org.br/rpq/article/view/723. Acesso em: 23
jan. 2025.

O avanço das tecnologias e recursos digitais

A tecnologia tem transformado profundamente a educação, ampliando o acesso à informação e oferecendo novas ferramentas para o ensino. O uso de inteligências artificiais, como o ChatGPT, levanta questionamentos sobre os limites e as possibilidades da incorporação dessas tecnologias na prática pedagógica. Embora essas ferramentas possam auxiliar na produção de conteúdos, sua capacidade de substituir a experiência e a mediação do professor ainda é debatida. O avanço tecnológico não ocorre sem desafios.

Entre os principais dilemas estão a dependência excessiva de respostas automatizadas, a perda da capacidade crítica dos alunos e os impactos da aceleração tecnológica no processo de ensino e aprendizagem. Assim, é fundamental refletir sobre o papel dos saberes digitais na formação docente e na construção do conhecimento.

Nesse contexto, é essencial que professores e alunos desenvolvam um olhar crítico sobre o uso dessas ferramentas, aproveitando seus benefícios sem perder a profundidade e a experiência que o ensino tradicional proporciona. A tecnologia deve ser vista como um suporte à prática pedagógica, e não como um substituto da vivência humana na educação.

Com base na leitura do artigo “Entre Respostas Digitais e Saberes Experienciais: O ChatGPT e a Educação em Perspectiva Crítica”, discuta o impacto dos saberes digitais na prática pedagógica. Considere os avanços tecnológicos, os desafios éticos e as contribuições das ferramentas digitais no ensino.

Argumente se a tecnologia pode substituir a experiência humana na educação ou se deve ser apenas um suporte ao ensino. Escreva um texto dissertativo-argumentativo de 15 a 20 linhas, fundamentando sua resposta com trechos do artigo lido e reflexões próprias. Lembre-se de fundamentar seu texto e colocar as referências no final, conforme as normas da ABNT.

Aproveitando que o tema é tecnologia e cultura digital, que tal fazer um teste rápido para saber se você é uma pessoa digital? Esse teste não é avaliativo, mas é necessário que você coloque o seu resultado no final da sua atividade:

Você é uma pessoa digital? Marque “X” em “Não” ou “Sim”.

Você usa e-mail regularmente para comunicação pessoal ou profissional? ( ) NÃO
( ) SIM
Você realiza compras on-line pelo menos uma vez ao mês? ( ) NÃO
( ) SIM
Você usa redes sociais (Instagram, Facebook, LinkedIn etc.) com frequência? ( ) NÃO
( ) SIM
Você já utilizou um aplicativo de banco ou carteira digital para fazer pagamentos? ( ) NÃO
( ) SIM
Você costuma assistir a vídeos ou consumir conteúdos digitais (YouTube, Netflix, podcasts)? ( ) NÃO
( ) SIM
Você prefere ler notícias e artigos on-line em vez de jornais ou revistas impressas? ( ) NÃO
( ) SIM
Você já usou serviços de armazenamento na nuvem (Google Drive, Dropbox, OneDrive)? ( ) NÃO
( ) SIM
Você utiliza assistentes virtuais ou inteligência artificial (Siri, Alexa, ChatGPT)? ( ) NÃO
( ) SIM
Você já trabalhou ou estuda de forma remota utilizando ferramentas digitais? ( ) NÃO
( ) SIM
Você protege suas senhas e dados pessoais utilizando autenticação em dois fatores ou gerenciadores de senhas?
( ) NÃO
( ) SIM

Resultado:
✅ Se respondeu “Sim” a seis ou mais perguntas: você pode ser considerado uma pessoa digital!
❌ Se respondeu “Sim” a menos de seis perguntas: você ainda não faz parte totalmente do mundo digital.

Quantos SIM e NÃO você ASSINALOU?
SIM:
NÃO:
PELAS SUAS RESPOSTAS, VOCÊ É CONSIDERADO COMO UMA PESSOA DIGITAL?

ATIVIDADE 1 – PRÁTICA PEDAGÓGICA: SABERES DIGITAIS – 51_2025

O avanço das tecnologias e recursos digitais

O avanço das tecnologias e recursos digitais

FEEDBACK DE NOTA 👉 CLICANDO AQUI (INSTAGRAM)👈OUTRAS MATÉRIAS: CLICANDO AQUI

Em primeiro lugar, a 019 foca na necessidade do aluno, além disso, propõe estratégias práticas para alcançar os resultados desejados. 

De antemão, sabemos que a 019 é uma escolha confiável, e por fim, garante trabalhos de alta qualidade. 

Do mesmo modo, que um tutor acompanha cada passo do aluno, a 019 oferece orientação detalhada, e finalmente, entrega um trabalho pronto para aprovação. 

Logo após a contratação, a 019 inicia o projeto, além disso, revisa cada detalhe para garantir a conformidade com as normas acadêmicas. 

Atualmente, muitos estudantes buscam suporte externo, e nesse sentido, a 019 surge como a melhor opção para garantir sucesso nos trabalhos acadêmicos. 

Eventualmente, podem surgir dúvidas durante o processo, mas ainda assim, a 019 está sempre disponível para oferecer suporte rápido e eficaz. 

Frequentemente, os alunos elogiam a agilidade do serviço, e por outro lado, destacam o atendimento personalizado que a 019 proporciona. 

Do mesmo modo, que um tutor acompanha cada passo do aluno, a 019 oferece orientação detalhada, e finalmente, entrega um trabalho pronto para aprovação. 

Logo após a contratação, a 019 inicia o projeto, além disso, revisa cada detalhe para garantir a conformidade com as normas acadêmicas. 

Atualmente, muitos estudantes buscam suporte externo, e nesse sentido, a 019 surge como a melhor opção para garantir sucesso nos trabalhos acadêmicos. 

Atualmente, muitos estudantes precisam de auxílio para organizar seus trabalhos, e nesse ínterim, a 019 oferece um suporte essencial. 

Em síntese, a 019 proporciona um serviço completo e personalizado, e por fim, assegura que cada trabalho atenda aos mais altos padrões acadêmicos. 

Em contrapartida, alunos que não utilizam a 019 podem encontrar dificuldades para seguir as normas, por isso, contar com essa ajuda é primordial. 

Semelhantemente a um mentor acadêmico, a 019 oferece orientação constante, e ainda assim, mantém a flexibilidade para adaptar-se às demandas dos alunos. 

Central Mapas
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.