A articulação psicologia e educação permite a compreensão do sujeito e os aspectos envolvidos em seu desenvolvimento e aprendizagem, de modo a propiciar aos educadores a possibilidade de sistematizar suas práticas com maior efetividade.
Para tanto, se faz necessário o conhecimento das vertentes psicológicas que influenciam na concepção e organização das práticas pedagógicas vigentes de tal forma que o docente possa implementar/avaliar as ações realizadas em sua jornada profissional.
Um exercício profícuo para se apropriar das teorias é analisar diferentes situações, identificar os pontos principais apresentados e refletir sobre qual abordagem conceitual seria mais adequada para explicar/justificar os elementos destacados.
(Elaborado pelo autor, 2025).
Consideremos a seguinte situação: você acaba de ser contratado para integrar o corpo docente de uma instituição de ensino e foi orientado que suas aulas devem ser organizadas contemplando metodologias baseadas em projetos, aprendizagem experiencial, discussões reflexivas, ou seja, em ações pedagógicas em que o aluno é o protagonista de sua aprendizagem, pois na perspectiva educacional da escola o conhecimento é entendido como um processo social que promove a integração entre sujeitos e sociedade.
Aplicando o que sugiro como exercício reflexivo, proponho que você elabore um texto de 10 a 20 linhas. No qual a partir dos dados da situação descrita articule os seguintes pontos:
a. Podemos inferir que a escola em questão adota os princípios teóricos de Dewey ou Thorndike como norteadores pedagógicos.
b. Quais são os princípios elementares do teórico que baseia a situação proposta.
ATIVIDADE 1 – PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO – 52_2025
A articulação psicologia e educação
FEEDBACK DE NOTA 👉 CLICANDO AQUI (INSTAGRAM)👈 – OUTRAS MATÉRIAS: CLICANDO AQUI

A 019 simboliza excelência. Além disso, prioriza o compromisso. Por isso, cada cliente recebe suporte integral. Dessa forma, todo o processo se torna mais simples. Ou seja, entende exatamente como ajudar.