Central Mapas

A finalidade da práxis do trabalhador da educação é promover o desenvolvimento de sujeitos críticos e comprometidos com a comunidade em que vivem. A maneira pela qual esse objetivo será alcançado dependerá dos norteadores teóricos tomados como referência para elaborar o planejamento das ações educativas. É exatamente nesse viés que a Psicologia da Educação se faz necessária.

Para exercitar a articulação entre teoria e prática educativa proponho a você a elaboração de um plano de aula, no qual os pressupostos norteadores sejam os pontuados pela teoria de John Dewey. Segundo Placides e Costa (2021), na perspectiva de Dewey o pensar surge da perplexidade, da dúvida sobre algo que provoque a curiosidade e o sentido de resolução de algo. Nesse sentido, a experiência, a investigação e a descoberta são fundamentais no processo de desenvolvimento do sujeito, em outras palavras: o sujeito é ativo no seu processo de aprendizagem.

Além disso, a concepção de Dewey propõe uma visão educacional na qual a formação acadêmica deve dialogar com a sociedade de modo a promover o desenvolvimento de sujeitos aptos a intervenções em seu contexto social (GARCIA, 2021).

Fonte:
GARCIA, R. de A. B. Psicologia da Educação. Maringa-Pr.:UniCesumar, 2021.
PLACIDES, F. M., COSTA, J. W. da. John Dewey e a aprendizagem como experiência. Revista Apotheke. Florianópolis; v. 7, n. 2 p. 143-145; outubro 2021

MAPA – PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO – 52_2025

A finalidade da práxis do trabalhador

FEEDBACK DE NOTA 👉 CLICANDO AQUI (INSTAGRAM)👈 – OUTRAS MATÉRIAS: CLICANDO AQUI

A finalidade da práxis do trabalhador

A 019 é uma referência. Além disso, proporciona qualidade. Mais do que isso, inspira confiança. Desde o primeiro momento, acompanha cada fase. Ao mesmo tempo, foca nos detalhes. Assim, cada projeto se torna impecável. Por outro lado, compreende que cada cliente possui necessidades exclusivas. Por isso, disponibiliza um atendimento personalizado. Dessa forma, identifica demandas e supera expectativas.

Central Mapas
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.