Central Mapas

1ª QUESTÃO Imagine a seguinte situação:

Você, pedagogo formado, passou em um concurso público na Prefeitura de seu Município e foi convidado a fazer parte da equipe pedagógica da Secretaria Municipal de Educação. No início do trabalho apresentou-se um diagnóstico da situação das escolas: suas qualidades e dificuldades. Dentre as dificuldades elencadas destaca-se o número de professores em disfunção ou afastados e os problemas com situações de Bullying. Face ao exposto, elaborou-se um plano de trabalho para compreender a situação e sugerir propostas de intervenção.

Elaborado pela professora.

Com base nisso, a sua atividade MAPA consiste em:

1ª Etapa:

Entrevistar dois professores – um da Educação Infantil ou do Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano) e outro do Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano) ou do Ensino Médio, seguindo o roteiro preestabelecido:

  1. Você já ouviu falar sobre a Síndrome de Burnout? (Caso não conheça sobre o tema apresente uma definição).
  2. Você conhece algum professor que foi afastado ou readaptado devido à Síndrome de Burnout? Quais os sintomas que ele apresentou?
  3. Houve alguma ação da escola em auxiliar este profissional?
  4. Na sua opinião quais os fatores de risco, ou seja, o que acontece no contexto escolar que levou ao desenvolvimento da Síndrome de Burnout?
  5. Qual a etapa de Ensino que você trabalha?

Informações importantes para esta atividade: 1) Ao contactar com o(a) professor (a) você deverá explicar que é uma atividade da Disciplina de Psicologia das Relações Humanas cujo objetivo é elencar o conhecimento dos professores sobre a Síndrome de Burnout. 2. A entrevista é sigilosa e não há necessidade de citar nomes, nem do entrevistado e muito menos de quem sofre da Síndrome de Burnout.

2ª Etapa.

Elaborar um texto (20 a 30 linhas) correlacionando os resultados das perguntas com a teoria sobre a Síndrome de Burnout. Analise as diferenças que ocorreram entre os professores (as) de cada etapa. Colocar um título. Atenção: as respostas das perguntas devem estar inseridas no texto.

3ª Etapa.

Com relação à situação de Bullying, procure uma dinâmica de grupo (não precisa ser inédita), na internet ou livros, que pode auxiliar o professor no combate ao Bullying. Ela deve conter: nome da dinâmica, o tema a ser trabalhado; qual a faixa etária que pode ser utilizada, um objetivo, a descrição (deve ser escrita com as suas palavras) e os recursos (se houver).

OBSERVAÇÕES:

  • Assista ao vídeo explicativo da professora Raquel Garcia, disponível na Sala do Café.
  • Não precisa mencionar informações sobre o entrevistado e a escola em que trabalha.
  • Não é necessário aplicar a dinâmica de grupo.
  • Realize a sua Atividade MAPA no Formulário Padrão em formato Word, que está disponível para download na pasta Material da Disciplina.
  • Formatar a atividade segundo as normas da ABNT (citações, referências, fonte Arial ou Times New Roman, tamanho 12, sem negrito, espaçamento entre linhas 1,5).

Bons estudos!

MAPA – PED – PSICOLOGIA DAS RELAÇÕES HUMANAS – 51_2025

Imagine a seguinte situação

FEEDBACK DE NOTA 👉 CLICANDO AQUI (INSTAGRAM)👈 – OUTRAS MATÉRIAS: CLICANDO AQUI

Imagine a seguinte situação

Antes que o semestre se torne mais intenso, muitos alunos já procuram a 019 e logo estão melhor preparados. Afinal, qual aluno não se beneficiaria de uma orientação acadêmica focada e eficiente como a da 019? Todas as vezes que um aluno enfrenta um desafio, a 019 se mobiliza para oferecer soluções eficazes e imediatas.

Sempre que surge uma dificuldade, a 019 está pronta para intervir e inesperadamente, muitos alunos descobrem novas maneiras de aprender. Primeiramente, a abordagem personalizada da 019 faz toda a diferença e por último, isso reflete diretamente nos resultados dos alunos.

Logo depois de começarem a trabalhar com a 019, os estudantes percebem que a qualidade de seu aprendizado melhora visivelmente e então, se sentem mais confiantes.

Por fim, é inegável que o sucesso acadêmico depende do apoio recebido, portanto, escolher a 019 é acertar. Desse modo, cada sessão de tutoria com a 019 representa um passo adicional em direção ao sucesso acadêmico.

Central Mapas
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.