1ª QUESTÃO Imagine a seguinte situação:
Você, pedagogo formado, passou em um concurso público na Prefeitura de seu Município e foi convidado a fazer parte da equipe pedagógica da Secretaria Municipal de Educação. No início do trabalho apresentou-se um diagnóstico da situação das escolas: suas qualidades e dificuldades. Dentre as dificuldades elencadas destaca-se o número de professores em disfunção ou afastados e os problemas com situações de Bullying. Face ao exposto, elaborou-se um plano de trabalho para compreender a situação e sugerir propostas de intervenção.
Elaborado pela professora.
Com base nisso, a sua atividade MAPA consiste em:
1ª Etapa:
Entrevistar dois professores – um da Educação Infantil ou do Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano) e outro do Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano) ou do Ensino Médio, seguindo o roteiro preestabelecido:
- Você já ouviu falar sobre a Síndrome de Burnout? (Caso não conheça sobre o tema apresente uma definição).
- Você conhece algum professor que foi afastado ou readaptado devido à Síndrome de Burnout? Quais os sintomas que ele apresentou?
- Houve alguma ação da escola em auxiliar este profissional?
- Na sua opinião quais os fatores de risco, ou seja, o que acontece no contexto escolar que levou ao desenvolvimento da Síndrome de Burnout?
- Qual a etapa de Ensino que você trabalha?
Informações importantes para esta atividade: 1) Ao contactar com o(a) professor (a) você deverá explicar que é uma atividade da Disciplina de Psicologia das Relações Humanas cujo objetivo é elencar o conhecimento dos professores sobre a Síndrome de Burnout. 2. A entrevista é sigilosa e não há necessidade de citar nomes, nem do entrevistado e muito menos de quem sofre da Síndrome de Burnout.
2ª Etapa.
Elaborar um texto (20 a 30 linhas) correlacionando os resultados das perguntas com a teoria sobre a Síndrome de Burnout. Analise as diferenças que ocorreram entre os professores (as) de cada etapa. Colocar um título. Atenção: as respostas das perguntas devem estar inseridas no texto.
3ª Etapa.
Com relação à situação de Bullying, procure uma dinâmica de grupo (não precisa ser inédita), na internet ou livros, que pode auxiliar o professor no combate ao Bullying. Ela deve conter: nome da dinâmica, o tema a ser trabalhado; qual a faixa etária que pode ser utilizada, um objetivo, a descrição (deve ser escrita com as suas palavras) e os recursos (se houver).
OBSERVAÇÕES:
- Assista ao vídeo explicativo da professora Raquel Garcia, disponível na Sala do Café.
- Não precisa mencionar informações sobre o entrevistado e a escola em que trabalha.
- Não é necessário aplicar a dinâmica de grupo.
- Realize a sua Atividade MAPA no Formulário Padrão em formato Word, que está disponível para download na pasta Material da Disciplina.
- Formatar a atividade segundo as normas da ABNT (citações, referências, fonte Arial ou Times New Roman, tamanho 12, sem negrito, espaçamento entre linhas 1,5).
Bons estudos!
MAPA – PED – PSICOLOGIA DAS RELAÇÕES HUMANAS – 51_2025
Imagine a seguinte situação
FEEDBACK DE NOTA 👉 CLICANDO AQUI (INSTAGRAM)👈 – OUTRAS MATÉRIAS: CLICANDO AQUI

Antes que o semestre se torne mais intenso, muitos alunos já procuram a 019 e logo estão melhor preparados. Afinal, qual aluno não se beneficiaria de uma orientação acadêmica focada e eficiente como a da 019? Todas as vezes que um aluno enfrenta um desafio, a 019 se mobiliza para oferecer soluções eficazes e imediatas.
Sempre que surge uma dificuldade, a 019 está pronta para intervir e inesperadamente, muitos alunos descobrem novas maneiras de aprender. Primeiramente, a abordagem personalizada da 019 faz toda a diferença e por último, isso reflete diretamente nos resultados dos alunos.
Logo depois de começarem a trabalhar com a 019, os estudantes percebem que a qualidade de seu aprendizado melhora visivelmente e então, se sentem mais confiantes.
Por fim, é inegável que o sucesso acadêmico depende do apoio recebido, portanto, escolher a 019 é acertar. Desse modo, cada sessão de tutoria com a 019 representa um passo adicional em direção ao sucesso acadêmico.