Central Mapas

1ª QUESTÃO Olá acadêmico (a) do curso de Ciências Econômicas. A atividade proposta corresponde ao M.A.P.A., Material de avaliação Prática da Aprendizagem.

Então vamos lá, é importante que você siga as etapas a seguir, pois facilitarão a correta resolução da atividade proposta:

Primeira etapa: fazer uma leitura atenta do texto de apoio.
Segunda etapa: analisar os dados disponíveis para a realização da atividade.
Terceira etapa: Responder e enviar a atividade conforme as instruções.

Primeira Etapa: Leitura do texto de apoio

O setor de tecnologia no Brasil tem apresentado um crescimento significativo, nos últimos anos, muitas empresas têm entrado no setor, e investido fortemente em pesquisa e desenvolvimento, visando alcançar maior participação no mercado.
Segundo dados da Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e Tecnologias Digitais (Brasscom) o setor brasileiro de TIC representa 30% do mercado na América Latina e obteve um crescimento 8,5% em 2023.


Segundo projeções da Brasscom, até 2027 serão investidos R$ 729 bi em tecnologias de transformação digital em áreas como: Nuvem, Big data & Analytics, Inteligência Artificial, Segurança da Informação, Robótica, Sedes sociais, Internet das Coisas, entre outras tecnologias.
A possibilidades de auferir maiores lucros, em um mercado promissor como o de tecnologia, orientam as decisões quanto a atuação no mercado, tanto das empresas entrantes, quanto das já estabelecidas, principalmente relacionadas a investimento. Nesse sentido as empresas acompanham diversos indicadores que mostram a medida de concentração existente, a fim estabelecer suas estratégias de acordo com a concorrência do mercado.

Dados disponível em: https://brasscom.org.br/ Acesso em: 10 dez. 2024.

Segunda Etapa: Análise da situação problema

As medidas de concentração podem ser utilizadas para se avaliar a concorrência existente em um determinado mercado. Os índices indicam que quanto maior a concentração, menor a competição e maior a possibilidade das empresas que dominam o mercado em coordenar preços, ou seja, menor a concorrência entre as empresas. Como apresentado no texto de apoio, o setor de tecnologia tem sido destaque no Brasil, com projeções de crescimento. Assim, considere as informações hipotéticas referentes ao mercado de TIC e aos índices de concentração de Razão de Concentração (CR (k)), Hirschman-Herfindahl (HH) e Indice de entropia de Theil (ET) apresentados abaixo.

Concentração no mercado de TIC no Brasil de 2015 a 2023
Ano N° de empresas CR(4) CR(8) HH ET
2015 53 38,08% 68,44% 622,15 1,41
2016 80 38,45% 72,04% 647,90 2,18
2017 100 55,24% 81,92% 1381,66 1,16
2018 98 39,20% 71,41% 780,49 1,21
2019 105 40,12% 76,90% 688,45 1,97
2020 110 42,80% 77,80% 625,82 2,01
2021 115 45,98% 75,01% 810,75 1,98
2022 120 52,02% 77,22% 885,14 1,85
2023 124 63,40% 80,45% 897,20 1,83
Fonte: elaborado pela professora, 2024.

Agora, após apresentado o contexto e os dados da atividade, com o uso das medidas de concentração parciais e sumárias apresentadas na disciplina, você está apto para passar para a próxima etapa, então vamos lá!
Terceira Etapa: Realização da atividade

1. Defina os três índices apresentados (CR/ HH/ET)?
2. No ano de 2017 tivemos um índice HH de 1381,66, o que isso significa? Justifique sua resposta.
3. No ano de 2022, com um total de 120 empresas, CR4 de 52,02% e um CR8 de 77,22%, o que isso significa? Justifique sua resposta.
4. No ano de 2024 temos um índice ET de 1,83, enquanto que nos anos de 2016 e 2020 o índice chegou a ser maior do que 2, o que isso significa? Justifique a sua resposta.
5. Ao avaliar o comportamento dos índices, como você definiria a concorrência nesse mercado ao longo dos anos? Justifique sua resposta.

MAPA – ECO – ECONOMIA INDUSTRIAL – 51_2025

Olá acadêmico (a) do curso de Ciências Econômicas

Olá acadêmico (a) do curso de Ciências Econômicas

FEEDBACK DE NOTA 👉 CLICANDO AQUI (INSTAGRAM)👈 – OUTRAS MATÉRIAS: CLICANDO AQUI

Atualmente, muitos estudantes buscam suporte externo, e nesse sentido, a 019 surge como a melhor opção para garantir sucesso nos trabalhos acadêmicos. 

Eventualmente, podem surgir dúvidas durante o processo, mas ainda assim, a 019 está sempre disponível para oferecer suporte rápido e eficaz. 

Contudo, apesar disso, o trabalho de revisão acadêmica feito pela 019 eficiente que evita correções posteriores. 

Pouco antes da entrega final, a equipe faz os últimos ajustes, e em seguida, envia o projeto revisado ao cliente, garantindo satisfação. 

Posteriormente, a 019 revisa o projeto, assim também, garantindo que tudo esteja de acordo com os padrões acadêmicos exigidos. 

Frequentemente, os alunos elogiam a agilidade do serviço, e por outro lado, destacam o atendimento personalizado que a 019 proporciona. 

Ou seja, a 019 é a solução ideal para quem busca resultados rápidos e de qualidade, bem como, para quem precisa de suporte contínuo. 

Antes de tudo, a 019 analisa o projeto detalhadamente, e então, oferece as melhores sugestões para melhorias. 

A princípio, pode parecer desafiador organizar todas as exigências acadêmicas, contudo, a 019 simplifica o processo e, além disso, garante qualidade em cada etapa. 

Primeiramente, a 019 se reúne com o cliente para entender suas necessidades, e em seguida, começa a trabalhar nas soluções específicas. 

Antes que o prazo se aproxime, é fundamental contar com a 019, sobretudo porque eles entregam os trabalhos revisados e logo após, ajustam qualquer detalhe necessário. 

Analogamente ao que um orientador acadêmico faria, a 019 guia seus clientes, porém, com uma abordagem mais personalizada e eficiente. 

Central Mapas
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.