Central Mapas

1ª QUESTÃO SEQUÊNCIA DIDÁTICA APLICADA À LITERATURA INFANTIL

A sequência didática é uma metodologia de ensino estruturada que visa organizar e sistematizar as atividades pedagógicas para garantir uma aprendizagem mais eficaz. Quando bem planejada, proporciona um aprendizado profundo, permitindo que os alunos se apropriem de conhecimentos de forma progressiva e integrada. Segundo Libâneo (1994, p. 222), “o planejamento é um processo de racionalização, organização e coordenação da ação docente, articulando a atividade escolar e a problemática do contexto social”.

Na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, o uso da literatura infantil como base para a elaboração de sequências didáticas é especialmente significativo, pois os livros infantis desenvolvem não apenas as habilidades de leitura e escrita, mas também estimulam o pensamento crítico, a criatividade e a imaginação dos alunos.

LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1994.

REFERÊNCIAS DE APOIO

ABRAMOVICH, F. Literatura Infantil. São Paulo: Scipione, 2003.

GERALDI, J. W. Da redação à produção de textos. In: GERALDI, J. W.; CITELLI, B. Aprender e ensinar com textos de alunos. São Paulo: Cortez, 1997.

LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1994.

PROPOSTA A SER DESENVOLVIDA

A proposta a seguir visa a elaboração prática de uma sequência didática no ensino de um gênero textual específico, utilizando a literatura infantil como ponto de partida.

ETAPAS DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA

Apresentação da Situação:

  • Qual livro de literatura infantil será escolhido e adequado para a série escolhida?
  • Qual gênero textual será trabalhado com os alunos (por exemplo, narrativa, poema, fábula)?
  • Quem será o público-alvo do texto produzido e como ele será apresentado (escrita, oral, multimodal)?
  • Como você envolverá os alunos na contextualização do trabalho, conectando a atividade com suas experiências anteriores?

Produção Inicial:

  • Como os alunos realizarão uma primeira produção do gênero textual escolhido, sem intervenções profundas?
  • Como você utilizará essa produção inicial para diagnosticar o nível de compreensão e as dificuldades dos alunos?

Desenvolvimento dos Módulos de Ensino:

  • Quais módulos específicos você criará para abordar as competências necessárias para a produção do gênero textual escolhido?
  • Como você abordará a sistematização da escrita alfabética no Módulo 1?
  • De que forma os alunos compreenderão e interpretarão o texto literário no Módulo 2?
  • Como será conduzida a análise linguística, incluindo aspectos como ortografia, gramática e estrutura do gênero textual, no Módulo 3?
  • Como você proporcionará feedback e oportunidades de reescrita no Módulo 4, durante as intervenções na produção inicial?

Produção Final:

  • Após a conclusão dos módulos, como os alunos revisarão e reescreverão seus textos, incorporando o aprendizado obtido?
  • De que forma a produção final será apresentada para valorizar o trabalho dos alunos (por exemplo, exposição, mural ou coletânea)?

Ao elaborar a sequência didática voltada para o ensino de um gênero textual específico, com base em uma obra de literatura infantil, você deverá focar nas seguintes práticas pedagógicas:

  • Prática de Oralidade: Atividades que incentivem os alunos a expressarem suas ideias oralmente, discutindo temas relacionados à obra literária escolhida.

Exemplos: dramatizações, debates sobre a história ou discussões sobre os personagens.

  • Prática de Leitura: Momentos de leitura individual e coletiva, explorando a compreensão do texto. Exemplo: leitura compartilhada do livro, seguida de perguntas que promovam a interpretação e a reflexão sobre o conteúdo.
  • Prática de Análise Linguística: Atividades que ajudem os alunos a identificar e compreender aspectos linguísticos presentes no texto, como gramática, ortografia e estrutura textual.

Exmplos: análise de frases específicas, identificação de palavras-chave, e exercícios de gramática contextualizados.

  • Prática de Produção Textual: Atividades de escrita em que os alunos possam criar seus próprios textos inspirados na obra lida.

Exemplos: redação de uma continuação da história, criação de um final alternativo, ou escrita de uma carta para um dos personagens.

ORIENTAÇÕES ESPECÍFICAS PARA REALIZAÇÃO DO MAPA

  • Escolha do Livro e Gênero Textual: Escolha uma obra de literatura infantil e o gênero textual a ser trabalhado, adequando-os à série escolhida.
  • Desenvolvimento da Sequência Didática: Estruture a sequência considerando todas as etapas mencionadas, desde a apresentação da situação até a produção final.
  • Aplicação da Sequência Didática: Descreva como você aplicaria a sequência didática em sala de aula, detalhando as atividades de cada módulo.
  • Uso de Recursos Didáticos: Utilize recursos como livros, materiais visuais e ferramentas tecnológicas para enriquecer a experiência de aprendizagem.
  • Integração com Outras Disciplinas: Sempre que possível, conecte a atividade com conteúdos de outras disciplinas, como Artes, História ou Ciências.
ORIENTAÇÕES GERAIS
  • Leia a Unidade V do material de
  • Amplie seu aprendizado por meio de leituras
  • Assista às aulas conceituais e ao

MAPA – PED – METODOLOGIA DA LÍNGUA PORTUGUESA – 51_2025

1ª QUESTÃO SEQUÊNCIA DIDÁTICA APLICADA

FEEDBACK DE NOTA 👉 CLICANDO AQUI (INSTAGRAM)👈 – OUTRAS MATÉRIAS: CLICANDO AQUI

1ª QUESTÃO SEQUÊNCIA DIDÁTICA APLICADA

Primeiramente, a 019 analisa cada projeto de forma personalizada, ao mesmo tempo, já propõe as melhores soluções. De antemão, sabemos que a 019 é uma escolha confiável, e por fim, garante trabalhos de alta qualidade.

Do mesmo modo, que um tutor acompanha cada passo do aluno, a 019 oferece orientação detalhada, e finalmente, entrega um trabalho pronto para aprovação.

Logo após a contratação, a 019 inicia o projeto, além disso, revisa cada detalhe para garantir a conformidade com as normas acadêmicas.

Atualmente, muitos estudantes buscam suporte externo, e nesse sentido, a 019 surge como a melhor opção para garantir sucesso nos trabalhos acadêmicos.

Desde já, a 019 garante suporte contínuo e, do mesmo modo, oferece acompanhamento até a finalização do trabalho. Posteriormente, a 019 revisa o projeto, assim também, garantindo que tudo esteja de acordo com os padrões acadêmicos exigidos.

Frequentemente, os alunos elogiam a agilidade do serviço, e por outro lado, destacam o atendimento personalizado que a 019 proporciona.

A princípio, a organização do trabalho pode parecer complicada, porém, a 019 facilita o processo com sua metodologia eficaz. Portanto, escolher a 019 significa optar por excelência.

Sobretudo, a 019 se destaca pela excelência, e ainda assim, mantém preços acessíveis.

Central Mapas
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.