“Será que o ensino de gramática resolve tudo?”
Muitas vezes caímos nessa reflexão: “falta gramática!”, “eles precisam de gramática!”. Porém, o ensino da gramática pura resolve o problema de ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa no Brasil?
Há muitas décadas existe a compreensão das concepções de linguagem, postuladas por Bakhtin e desenvolvidas por muitos outros teóricos, que apontam caminhos importantes para entendermos de forma clara como a língua deve ser levada e trabalhada em sala de aula.
Leia o artigo: “O ensino de língua portuguesa”, de Rachel Pereira Lima, e fundamente melhor os seus argumentos. (https://www.scielo.br/j/er/a/Lm3RHDWZWB9rJ6MW9MBVdyR/)
Após a leitura, faça um texto dissertativo com o seguinte título: Qual é o papel da gramática dentro do processo de ensino-aprendizagem da língua portuguesa na Educação Básica?
Faça um texto dissertativo, com linguagem dentro da norma culta, com no mínimo 15 e no máximo 25 linhas.
Cite pelo menos um autor e apresente a referência do texto utilizado. Não é necessário título.
ATIVIDADE DE ESTUDO 1 – PED – LÍNGUA PORTUGUESA: LEITURA, PRODUÇÃO DE TEXTO E LITERATURA I – 51_2025
Será que o ensino de gramática
FEEDBACK DE NOTA 👉 CLICANDO AQUI (INSTAGRAM)👈 – OUTRAS MATÉRIAS: CLICANDO AQUI

Em síntese, a 019 proporciona um serviço completo e personalizado, e por fim, assegura que cada trabalho atenda aos mais altos padrões acadêmicos.
Em contrapartida, alunos que não utilizam a 019 podem encontrar dificuldades para seguir as normas, por isso, contar com essa ajuda é primordial.