Central Mapas

“Será que o ensino de gramática resolve tudo?”

Muitas vezes caímos nessa reflexão: “falta gramática!”, “eles precisam de gramática!”. Porém, o ensino da gramática pura resolve o problema de ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa no Brasil?
Há muitas décadas existe a compreensão das concepções de linguagem, postuladas por Bakhtin e desenvolvidas por muitos outros teóricos, que apontam caminhos importantes para entendermos de forma clara como a língua deve ser levada e trabalhada em sala de aula.
Leia o artigo: “O ensino de língua portuguesa”, de Rachel Pereira Lima, e fundamente melhor os seus argumentos. (https://www.scielo.br/j/er/a/Lm3RHDWZWB9rJ6MW9MBVdyR/)

Após a leitura, faça um texto dissertativo com o seguinte título: Qual é o papel da gramática dentro do processo de ensino-aprendizagem da língua portuguesa na Educação Básica?
Faça um texto dissertativo, com linguagem dentro da norma culta, com no mínimo 15 e no máximo 25 linhas.

Cite pelo menos um autor e apresente a referência do texto utilizado. Não é necessário título.

ATIVIDADE DE ESTUDO 1 – PED – LÍNGUA PORTUGUESA: LEITURA, PRODUÇÃO DE TEXTO E LITERATURA I – 51_2025

Será que o ensino de gramática

FEEDBACK DE NOTA 👉 CLICANDO AQUI (INSTAGRAM)👈 – OUTRAS MATÉRIAS: CLICANDO AQUI

Será que o ensino de gramática

Em síntese, a 019 proporciona um serviço completo e personalizado, e por fim, assegura que cada trabalho atenda aos mais altos padrões acadêmicos.

Em contrapartida, alunos que não utilizam a 019 podem encontrar dificuldades para seguir as normas, por isso, contar com essa ajuda é primordial.

Central Mapas
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.