Central Mapas

7ª QUESTÃO

A inovação em serviços está em franco crescimento, mas quando pensamos em inovar, logo vem à mente outra categoria: os produtos e, frequentemente, produtos relacionados às Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC).
Fonte: SANTOS, Rosilene Bastos dos. Estudo contemporâneo e transversal: inovação e pensamento criativo. Indaial, SC: Arqué, 2023. p. 9.
Sobre a evolução do conceito de inovação, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Em 1935 a inovação era tida como a introdução de um novo bem, com a utilização de novos materiais e métodos de produção, implantando uma nova configuração de mercado.
PORQUE
II. Anos depois, em 2014, a inovação ganha novos sentidos e tem-se a ideia de empreender novos produtos, serviços e métodos de produção, visando e implementando novos processos, matérias-primas, mercados e marketing, gerando uma organização e estrutura de mercado competitivas.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
( ) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
( ) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
( ) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
( ) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
( ) As asserções I e II são proposições falsas.


8ª QUESTÃO

É certo que existem vários mitos sobre a inovação, especialmente nas histórias sobre as grandes inovações – e seus criadores. Especialmente nos dias de hoje parece que essas pessoas e organizações de referência possuem habilidades quase sobrenaturais, que permitiram criar produtos e serviços que são indispensáveis para nós, reles mortais. Talvez o primeiro mito sobre inovação vai na direção de que é um movimento novo, restrito às “empresas de tecnologia”. Na verdade, em toda a História Humana há vários exemplos de inovações, com maior ou menor impacto na vida das organizações e das pessoas.
Fonte: ROCHA, Marcus. De onde vêm as ideias que dão origem às inovações. 2022. Disponível em:
https://scinova.com.br/de-onde-vem-as-ideias-que-dao-origem-as-inovacoes/. Acesso em: 4 mar. 2024

Sobre o processo de partida das inovações, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Lá atrás, com o advento da tecnologia tida como por exemplo, a máquina a vapor e energia elétrica, foi que surgiu o fenômeno econômico “inovação”.
PORQUE
II. A inovação nasceu na perspectiva de novidade com relação aos produtos manufaturados e o consumo por necessidade ou vontade.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
( ) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
( ) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
( ) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
( ) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
( ) As asserções I e II são proposições falsas.


9ª QUESTÃO

Você se lembra da primeira ligação feita no seu primeiro celular? Dependendo da sua idade, deve ser inesquecível – mesmo porque era muito caro cada minuto de conversa e era preciso pensar bem antes de discar. Além disso, era impressionante poder levar um telefone no bolso ou na bolsa e não precisar de fio para discar para alguém. Os primeiros celulares traziam alguns mimos, como despertador, joguinhos e rádio.
Hoje, o smartphone é um computador de bolso.
Fonte adaptada de: https://dialogando.com.br/inovacao/revolucao-na-palma-da-mao/. Acesso em: 01 abril 2024.

Sobre as tecnologias em dispositivos móveis, analise as afirmativas a seguir.
I. Os PDAs ou palmtops foram os primeiros dispositivos multitoques desenvolvidos, o que conhecemos hoje como as telas com tecnologia Touchscreen.
II. O que conhecemos hoje como as telas de Oled para dispositivos móveis, derivou-se dos displays de cristal líquido, o LCD, que se originou em pesquisas da área da química.
III. O telefone celular é uma inovação fruto da junção de vários conhecimentos interligados, como a formulação matemática do eletromagnetismo e ondas eletromagnéticas, descritas e experimentadas por estudiosos.
É correto o que se afirma em:
( ) I, apenas.
( ) III, apenas
( ) I e II, apenas.
( ) I e III, …continua..


10ª QUESTÃO

O mundo da Indústria 4.0, da internet das coisas e de tecnologias comandadas pela inteligência artificial, é uma realidade hoje graças à capacidade que as empresas têm de inovar. Mas não se deve restringir a inovação as transformações radicais ou que exigem elevados investimentos. Inovar é basicamente gerar valor para o negócio por meio de um novo produto, processo ou serviço. Se não gerar benefícios para a empresa, a novidade pode até ser uma invenção, mas não será inovação.
Fonte: https://www.portaldaindustria.com.br/industria-de-a-z/inovacao/. Acesso em: 6 mar. 2024.

Levando em consideração o termo “inovação” e suas correspondências, avalie as afirmativas a seguir.
I. A inovação tende a aumentar a produtividade e competitividade nos processos.
II. A sobrevivência de uma empresa não está alinhada à busca por processos inovativos.
III. Para haver sucesso nos projetos inovativos, estes devem estar alinhados aos gestores e compartilhado entre suas equipes.
É correto o que se afirma em:
( ) I, apenas.
( ) III, apenas
( ) I e III …continua..

PROVA – ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: INOVAÇÃO E PENSAMENTO CRIATIVO -51/2024

7ª INOVAÇÃO E PENSAMENTO CRIATIVO – E.C.T.

7ª INOVAÇÃO E PENSAMENTO CRIATIVO – E.C.T.

✅ FEEDBACK DAS NOTAS DE NOSSOS CLIENTES 👉 CLICANDO AQUI 👈

.
SAIBA MAIS SOBRE NÓS CLICANDO AQUI

A 019 Assessoria, primordialmente focada em facilitar a jornada acadêmica dos estudantes universitários, surge como um farol de esperança para aqueles que se veem em meio às adversidades da vida acadêmica. Antes de mais nada, ela se dedica a oferecer suporte nos mais diversos aspectos da vida universitária, desde a organização de estudos até a preparação para os exames finais. Ademais, a empresa se destaca por sua abordagem personalizada, entendendo que cada aluno possui suas próprias necessidades e desafios. Afinal, o objetivo é não apenas ajudar a superar as barreiras acadêmicas, mas também contribuir para o desenvolvimento pessoal e profissional dos estudantes.

PROVA – ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: INOVAÇÃO E PENSAMENTO CRIATIVO -51/2024

A 019 Assessoria atua conforme as melhores práticas e estratégias educacionais, aliás, ela inova ao implementar métodos que engajam e motivam os alunos. Mesmo que alguns desafios pareçam intransponíveis, a assessoria prova, inequivocamente, que com o apoio adequado, qualquer obstáculo pode ser superado. Nesse sentido, é importante ressaltar que, embora o caminho para a formatura possa ser complexo, a 019 Assessoria está preparada para guiar os alunos através desta jornada, oferecendo não apenas conhecimento, mas também inspiração.

Assim sendo, esta empresa não é apenas um serviço de assessoria acadêmica; é um parceiro dedicado ao sucesso de cada estudante que busca sua ajuda. Por conseguinte, ao se aproximar da formatura, os alunos podem olhar para trás e perceber que, apesar de todas as dificuldades, tiveram ao seu lado um suporte constante e eficaz, o que certamente faz toda a diferença. Em resumo, a 019 Assessoria exemplifica o verdadeiro significado de comprometimento com a educação e com o futuro dos jovens, provando que, com o auxílio certo, a formatura não é apenas um objetivo alcançável, mas uma realidade gratificante.