Central Mapas

A hospitalização de crianças por longos períodos de tempo implica desafios importantes que transcendem o aspecto médico, impactando profundamente seus aspectos psicoemocionais e sociais. Esses jovens pacientes são subitamente deslocados de suas rotinas diárias, perdendo contato crucial com a escola e atividades lúdicas que são fundamentais para seu desenvolvimento e bem-estar. Dada esta realidade, torna- se imperativo explorar estratégias que minimizem esses impactos negativos e promovam uma experiência mais positiva durante a hospitalização. Neste contexto, o papel da Pedagogia Hospitalar ganha destaque, especialmente através da implementação de atividades lúdicas como a contação de histórias, que não apenas distraem, mas também educam e confortam. A contação de histórias, é uma prática secular na educação e no entretenimento infantil, mostrou-se uma ferramenta poderosa no ambiente hospitalar.

As crianças participantes obtiveram uma melhoria significativa em sua capacidade de lidar com o estresse do ambiente hospitalar e dos procedimentos cirúrgicos.

Isso foi evidenciado não apenas por observações durante as sessões, mas também por feedbacks dos próprios pacientes, de seus familiares e da equipe médica. Além de oferecer uma distração bem-vinda, a contação de histórias facilita uma conexão vital com a vida cotidiana fora do hospital. As histórias escolhidas frequentemente apresentavam temas e cenários que refletiam o mundo exterior, permitindo que as crianças mantivessem um vínculo com a normalidade e continuassem seu desenvolvimento educacional e social. Este aspecto foi particularmente valorizado pelos educadores e pais, que observaram um engajamento renovador com o aprendizado e uma atitude mais positiva em relação ao hospital
Concluindo, a Pedagogia Hospitalar e a prática de contação de histórias dentro do contexto hospitalar têm um impacto profundamente positivo na experiência das crianças internadas. Ao integrar esses elementos no cuidado pediátrico, os hospitais não apenas melhoram o bem-estar emocional e social de seus pacientes jovens, mas também reafirmam o compromisso com uma abordagem de tratamento holística. Esse modelo não apenas alivia os sintomas físicos da doença, mas também cura o espírito, demonstrando que mesmo em situações desafiadoras, a aprendizagem e o crescimento podem prosperar.

Fonte: RODRIGUES, Kátia Regiane; BELANCIERI, Maria Fatima; CAPELLINI, Vera Lucia Messias Fialho; DOS REIS, Verônica Lima. Pedagogia hospitalar: intervenções na unidade pediátrica a partir da contação de histórias. Semina: Ciências Sociais e Humanas,

S. l.

, v. 39, n. 1, p. 53–64, 2018. DOI: 10.5433/1679-0383.2018v39n1p53. Disponível em:
https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminasoc/article/view/33005. Acesso em: 16 ago. 2024.

Reflexão:

Ensinar uma criança dentro de um hospital é uma tarefa complexa, que exige uma abordagem pedagógica diferenciada e sensível às condições de saúde do aluno. A hospitalização, por si só, é um processo desafiador, que muitas vezes envolve dor, medo e incerteza, fatores que impactam diretamente a capacidade de aprendizado da criança. Além disso, o ambiente hospitalar, com suas rotinas e limitações, não proporciona as condições ideais para o ensino, exigindo dos educadores uma grande dose de criatividade e flexibilidade.

Um dos maiores desafios é adaptar o currículo às necessidades individuais de cada criança, levando em consideração o estado de saúde, a fase de tratamento e as condições emocionais do aluno. É necessário equilibrar a continuidade do ensino, para evitar defasagens educacionais, com a compreensão de que a saúde é a prioridade. Isso implica, muitas vezes, em personalizar as estratégias de ensino, utilizando recursos didáticos diversificados e adaptando o ritmo das aulas à disposição e capacidade de concentração do aluno.

Outro aspecto crucial é o envolvimento de uma equipe multidisciplinar, incluindo médicos, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais e docentes, para garantir que o processo educacional esteja alinhado com as necessidades de saúde da criança. Esse trabalho colaborativo é essencial para criar um ambiente de apoio, onde a educação possa ocorrer de maneira harmoniosa, respeitando as limitações e potencialidades de cada aluno.

Além disso, a dimensão emocional não pode ser negligenciada.

O professor que ensina em um hospital deve estar preparado para lidar com questões emocionais intensas, tanto por parte da criança quanto dos familiares, o que exige sensibilidade, empatia e habilidades de comunicação.

Portanto, ensinar uma criança no contexto hospitalar é muito mais do que transmitir conteúdos; é um exercício de acolhimento e adaptação, onde o educador desempenha um papel crucial na manutenção da autoestima e na garantia do direito à educação, mesmo em situações adversas.

Considerando a importância da Pedagogia Hospitalar e os desafios da equipe multidisciplinar, desenvolva uma aula de Geografia sobre meio ambiente e sustentabilidade adaptada para uma criança do quinto ano do ensino fundamental, levando em consideração as necessidades e limitações do contexto hospitalar.

Os recursos utilizados dentro deste planejamento deverão ser (escolha apenas um):

Recorte de filme;
Documentário;
Reportagem;
Entrevista;
Série;
Curta-metragem.

Plano de Aula
I. Disciplina: Geografia

II. Série/ano: 5º ano

III. Duração: 50 minutos.

IV. Tema: Meio Ambiente e Sustentabilidade

V. Objetivos:
Objetivo geral:
Objetivos específicos (no mínimo 3):

VI. Conteúdo: (Qual conteúdo será trabalhado em sala de aula?)

VII. Recurso didático (digital):
Link do vídeo (Youtube):
Sinopse:

VIII. Desenvolvimento do tema: (Como será desenvolvido o tema da aula, com a utilização do recurso digital?)

IX – Atividade desenvolvida em sala: (Qual é sua proposta de atividade a ser desenvolvida em sala de aula com a utilização do recurso digital?)

Observação:
– Utilize o formulário padrão obrigatório disponível no Material da Disciplina para responder sua atividade MAPA.
– Use letra Arial ou Times 12 e espaçamento 1,5 entre linhas.
– Assista ao vídeo de orientação sobre essa atividade na Sala do Café.
– Em caso de dúvidas entre em contato com sua professora Mediadora.

PORTFÓLIO – PED – PRÁTICA PEDAGÓGICA: AMBIENTES NÃO-FORMAIS – 54_2024

A hospitalização de crianças por longos

Imagine a situação hipotética na qual você

FEEDBACK DE NOTA 👉 CLICANDO AQUI (INSTAGRAM)👈OUTRAS MATÉRIAS: CLICANDO AQUI

Analogamente, assim como um professor orienta seus alunos, a 019 Assessoria Acadêmica oferece suporte completo, por outro lado, é mais ágil e personalizada. Em primeiro lugar, a 019 Assessoria Acadêmica foca na necessidade do aluno, além disso, propõe estratégias práticas para alcançar os resultados desejados.

De antemão, sabemos que a 019 Assessoria Acadêmica é uma escolha confiável, e por fim, garante trabalhos de alta qualidade. Do mesmo modo, que um tutor acompanha cada passo do aluno, a 019 Assessoria Acadêmica oferece orientação detalhada, e finalmente, entrega um trabalho pronto para aprovação. Antes de tudo, a equipe da 019 já assistiu centenas de alunos e, portanto, é altamente recomendável. Desde já, percebe-se a dedicação da assessoria, e afinal, seu compromisso com a excelência é inegável. Assim, a 019 se torna uma ferramenta indispensável, especialmente quando os prazos se aproximam e a pressão aumenta. A princípio, muitos podem pensar que o auxílio acadêmico é dispensável; contudo, os resultados dos clientes da 019 provam o contrário.

Aliás, é importante mencionar que a 019 oferece tutoria e, além disso, orienta na redação de trabalhos acadêmicos. Anteriormente, muitos alunos enfrentavam dificuldades sozinhos; agora, com o suporte da 019, eles encontram caminhos mais claros para o sucesso. Às vezes, a carga acadêmica pode ser esmagadora; por isso, contar com a 019 faz toda a diferença.

Central Mapas
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.