Durante a disciplina estudamos sobre os conceitos de Integração e de Inclusão e as transformações desses termos ao longo da história. Para Edler (1993) e Amaral (1994) integrar é incorporar, física e socialmente, um indivíduo que está segregado e separado de seus pares, oferecendo-lhe oportunidades iguais.
Integração, para esses estudiosos, significa tornar esse indivíduo parte da sociedade, oportunizando o seu acesso de modo que ele estará nos mesmos lugares em que as outras pessoas estão, estará vivendo como as outras pessoas, fazendo o que todos fazem e tendo os mesmos direitos que as demais. Ainda, há todo o movimento a respeito da integração social e escolar.
AMARAL, L. A. Pensar a diferença/deficiência. Brasília: Cord, 1994.
EDLER, R. Integração sob o enfoque brasileiro. Revista Vivência, Florianópolis, n. 13, p. 28-31,1994.
Sobre o conceito de inclusão, ela segue alguns parâmetros comuns, já que significa incluir, adicionar ou acrescentar pessoas ou algo que existe em grupos dos quais não faziam parte. Ainda, a palavra inclusão é frequentemente utilizada nas discussões e principalmente, nos documentos educacionais, sociológicos e políticos. Para Forest e Pearpoint (1997, p. 137), a inclusão significa, “
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estar com o outro e cuidar uns dos outros. Não quer absolutamente dizer que somos todos iguais. Inclusão celebra, sim…CONTINUA….
MAPA – PED – POLÍTICAS E O PROCESSO ENSINO/APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA – 52_2025
Durante a disciplina estudamos sobre os conceitos
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