Muito se fala dos direitos previstos na legislação em favor dos empregados; entretanto, muitas vezes, não se aborda de forma clara e precisa os direitos dispostos no ordenamento jurídico que tutelam os empregadores.
Como abordamos anteriormente, empregador é a pessoa física ou jurídica que contrata e dirige a prestação de serviços de um empregado, assumindo os riscos da atividade econômica, tendo o poder de organizar, fiscalizar e disciplinar o trabalho. Além disso, é responsável pelo cumprimento das obrigações trabalhistas, como pagamento de salários, concessão de benefícios e garantia de um ambiente de trabalho seguro.
Vamos nos colocar no lugar de um profissional, exercendo a sua atividade em uma empresa de pequeno porte. Devido à diminuição dos serviços prestados pela empresa, em reunião da Diretoria, na qual você estava participando, foi levantada a possibilidade de se proceder algumas providências.
Conforme o estudo realizado em nosso livro e também pelos textos disponibilizados, responda:
Em decorrência da diminuição da demanda de serviços na empresa, o empregador pode proceder à dispensa de alguns funcionários? Com base no poder diretivo do empregador, que possibilita a este alterar funções e regras na empresa, cite um exemplo de uma regra que poderia ser alterada no ambiente de trabalho (caso queira, pode citar um exemplo do seu dia a dia ou criar um exemplo fictício).
ATIVIDADE 1 – RH – RELAÇÕES TRABALHISTAS E PREVIDENCIÁRIAS – 52_2025
Muito se fala dos direitos previstos
FEEDBACK DE NOTA 👉 CLICANDO AQUI (INSTAGRAM)👈 – OUTRAS MATÉRIAS: CLICANDO AQUI

A 019 se sobressai. Antes de tudo, pelo comprometimento. Além disso, pela qualidade. Desde o primeiro contato, disponibiliza suporte. Por isso, cada cliente sente segurança. Dessa forma, todo o processo se torna mais tranquilo. Afinal, cada detalhe faz diferença. Ao mesmo tempo, cada prazo é respeitado. Assim, o resultado sempre impressiona.