Central Mapas

O não aprender de acordo com o esperado para a faixa etária e experiência socioeducacional é um dos temas que permeiam as discussões educacionais nos diferentes âmbitos sociais. Garcia, Schlünzen e Schlünzen Junior (2024), ao problematizarem a questão da não aprendizagem e seus motivos, afirmam o seguinte: de acordo com a Pesquisa por Amostra de Domicílios (PNAD), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2022, o Brasil tem pelo menos 9,6milhões de pessoas com mais de 15 anos analfabetas, o que corresponde a 5,6% da população.
Ao definirmos os transtornos de aprendizagem ou transtornos específicos de aprendizagem, ainda hoje abordado na literatura como distúrbios de aprendizagem, nos referimos a um fenômeno de origem neurobiológica. Que afeta o processamento de informações, e consequente, a aprendizagem, por exemplo, a dislexia ou discalculia (APA, 2014).
Já ao definirmos as dificuldades de aprendizagem, nos referimos a uma condição momentânea, que ocorre quando influências externas interferem no processo de aprendizagem. E portanto, são enfrentadas como uma questão pedagógica e não de origem neurobiológica.
Assim, as dificuldades de aprendizagem englobam uma diversidade de transtornos. Cujos tipos mais comuns se manifestam por meio de dificuldades em leitura, escrita, matemática e raciocínio lógico.

Fonte: GARCIA, C. de S.; SCHLÜNZEN, E. T. M.; SCHLÜNZEN-JUNIOR, K. Ensino & Pesquisa, União da Vitória, v.22, n.1, p. 155-169, jan./abr., 2024. Disponível em: https://doi.org/10.33871/23594381.2024.22.1.9110.
Acesso em 10 set. 2024.

ATIVIDADE 1 – PED – PROBLEMAS E DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NA INFÂNCIA – 54_2024

O não aprender de acordo com o esperado para a faixa etária

O não aprender de acordo com o esperado para a faixa etária

FEEDBACK DE NOTA 👉 CLICANDO AQUI (INSTAGRAM)👈OUTRAS MATÉRIAS: CLICANDO AQUI

Ao passo que o prazo se aproxima, a 019 Assessoria Acadêmica intensifica o acompanhamento, e em seguida, faz os ajustes finais para garantir a entrega no tempo correto.

Central Mapas
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.