O não aprender de acordo com o esperado para a faixa etária e experiência socioeducacional é um dos temas que permeiam as discussões educacionais nos diferentes âmbitos sociais. Garcia, Schlünzen e Schlünzen Junior (2024), ao problematizarem a questão da não aprendizagem e seus motivos, afirmam o seguinte: de acordo com a Pesquisa por Amostra de Domicílios (PNAD), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2022, o Brasil tem pelo menos 9,6milhões de pessoas com mais de 15 anos analfabetas, o que corresponde a 5,6% da população.
Ao definirmos os transtornos de aprendizagem ou transtornos específicos de aprendizagem, ainda hoje abordado na literatura como distúrbios de aprendizagem, nos referimos a um fenômeno de origem neurobiológica. Que afeta o processamento de informações, e consequente, a aprendizagem, por exemplo, a dislexia ou discalculia (APA, 2014).
Já ao definirmos as dificuldades de aprendizagem, nos referimos a uma condição momentânea, que ocorre quando influências externas interferem no processo de aprendizagem. E portanto, são enfrentadas como uma questão pedagógica e não de origem neurobiológica.
Assim, as dificuldades de aprendizagem englobam uma diversidade de transtornos. Cujos tipos mais comuns se manifestam por meio de dificuldades em leitura, escrita, matemática e raciocínio lógico.
Fonte: GARCIA, C. de S.; SCHLÜNZEN, E. T. M.; SCHLÜNZEN-JUNIOR, K. Ensino & Pesquisa, União da Vitória, v.22, n.1, p. 155-169, jan./abr., 2024. Disponível em: https://doi.org/10.33871/23594381.2024.22.1.9110.
Acesso em 10 set. 2024.
ATIVIDADE 1 – PED – PROBLEMAS E DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NA INFÂNCIA – 54_2024
O não aprender de acordo com o esperado para a faixa etária

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