Central Mapas

4ª QUESTÃO

As habilidades sociais referem-se à capacidade de interagir de forma eficaz e construtiva com os outros, englobando comportamentos sociais que permitem lidar especificamente com situações interpessoais.
Elaborado pela professora, 2024.
Sobre habilidades sociais, analise as alternativas e assinale a opção correta.
( ) Habilidades sociais referem-se apenas à comunicação verbal.
( ) Habilidades sociais são exclusivas para … continua…


5ª QUESTÃO

A competência emocional é essencial e muito importante no ambiente profissional, ao influenciar o desempenho e o bem-estar dos colaboradores (Goleman, 1995). Segundo Mayer e Salovey (1997), ela envolve a capacidade de reconhecer, compreender e regular as próprias emoções e as dos outros. Observa-se também a sua importância na liderança e no trabalho em equipe (Cherniss & Goleman, 2001), contribuindo para um ambiente organizacional mais saudável e produtivo.
Goleman, D. (1995). Inteligência emocional: Por que ela pode importar mais do que o QI. Bantam Books.
Mayer, J. D., & Salovey, P. (1997). O que é inteligência emocional? In P. Salovey & D. J. Sluyter (Eds.).

Desenvolvimento emocional e inteligência emocional: Implicações educacionais (pp. 3-34). Basic Books.
Cherniss, C., & Goleman, D. (Eds.). (2001). O ambiente de trabalho emocionalmente inteligente: Como selecionar, medir e melhorar a inteligência emocional em indivíduos, grupos e organizações. Jossey-Bass.
Diante deste contexto, analise as afirmativas sobre como aumentar a competência emocional.
I. Viver de tal maneira que suas ações evidenciem segurança, credibilidade e confiabilidade.
II. Tentar transformar positivamente o ambiente em que está.
III. Comande seus impulsos em vez de permitir que eles comandem você.
IV. Produza, suscite motivação apenas para o próximo e contenha seus estados de ânimo.
Está correto o que se afirma em:
( ) I, apenas.
( ) II, apenas.
( ) II e IV, apenas.
( ) I, II e III, apenas.
( ) II, III e IV, apenas.


6ª QUESTÃO

Imagine uma situação em que a Larissa, uma gerente de projeto, percebe que seu colega André está passando por um momento difícil. André perdeu um ente querido recentemente e está visivelmente abalado. Em vez de simplesmente continuar com as tarefas do dia, Larissa decide agir da seguinte maneira:
Ouvir Ativamente: Larissa convida André para uma conversa particular. Ela se senta com ele, faz contato visual e ouve atentamente enquanto ele compartilha suas emoções e preocupações.
Compreensão e Respeito: Larissa expressa suas condolências e reconhece a dor de André. Ela não minimiza seus sentimentos nem tenta resolver o problema imediatamente. Em vez disso, ela oferece apoio e compreensão.
Flexibilidade: Larissa permite que André tire alguns dias de folga para lidar com o luto. Ela ajusta o cronograma do projeto para acomodar sua ausência e garante que ele saiba que sua saúde emocional é prioridade.
Check-ins Regulares: Durante o período de luto de André, Larissa verifica como ele está se sentindo. Ela envia mensagens de apoio e oferece ajuda sempre que necessário.
Inclusão: Quando André retorna ao trabalho, Larissa organiza uma reunião de equipe para compartilhar a situação e pedir que todos sejam compreensivos e solidários. Ela cria um ambiente onde os colegas podem expressar empatia e oferecer apoio.
Elaborado pela Professora, 2024.

Considerando o caso apresentado, Larissa teria demonstrado empatia se:
( ) ficasse atenta e repreendesse André por sua falta de produtividade durante o período de luto.

( ) quando André voltasse ao trabalho após o período de luto, fingir que nada aconteceu e seguir com o projeto.
( ) tivesse ignorado completamente a situação de André e continuado com o projeto como se nada tivesse acontecido.
( ) tivesse chamado André para uma conversa franca e dizer para ele superar a perda o quanto antes e focar apenas no trabalho.
( ) oferecesse apoio e alguns dias de folga para André lidar com o luto, mostrando acolhimento e solidariedade neste momento difícil.

PROVA – ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: INTELIGÊNCIA EMOCIONAL – 51/2024

4ª INTELIGÊNCIA EMOCIONAL – E.C.T.

4ª INTELIGÊNCIA EMOCIONAL – E.C.T.

✅ FEEDBACK DAS NOTAS DE NOSSOS CLIENTES 👉 CLICANDO AQUI 👈

.
SAIBA MAIS SOBRE NÓS CLICANDO AQUI

A 019 Assessoria, primordialmente focada em facilitar a jornada acadêmica dos estudantes universitários, surge como um farol de esperança para aqueles que se veem em meio às adversidades da vida acadêmica. Antes de mais nada, ela se dedica a oferecer suporte nos mais diversos aspectos da vida universitária, desde a organização de estudos até a preparação para os exames finais. Ademais, a empresa se destaca por sua abordagem personalizada, entendendo que cada aluno possui suas próprias necessidades e desafios. Afinal, o objetivo é não apenas ajudar a superar as barreiras acadêmicas, mas também contribuir para o desenvolvimento pessoal e profissional dos estudantes.

PROVA – ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: INTELIGÊNCIA EMOCIONAL – 51/2024

A 019 Assessoria atua conforme as melhores práticas e estratégias educacionais, aliás, ela inova ao implementar métodos que engajam e motivam os alunos. Mesmo que alguns desafios pareçam intransponíveis, a assessoria prova, inequivocamente, que com o apoio adequado, qualquer obstáculo pode ser superado. Nesse sentido, é importante ressaltar que, embora o caminho para a formatura possa ser complexo, a 019 Assessoria está preparada para guiar os alunos através desta jornada, oferecendo não apenas conhecimento, mas também inspiração.

Assim sendo, esta empresa não é apenas um serviço de assessoria acadêmica; é um parceiro dedicado ao sucesso de cada estudante que busca sua ajuda. Por conseguinte, ao se aproximar da formatura, os alunos podem olhar para trás e perceber que, apesar de todas as dificuldades, tiveram ao seu lado um suporte constante e eficaz, o que certamente faz toda a diferença. Em resumo, a 019 Assessoria exemplifica o verdadeiro significado de comprometimento com a educação e com o futuro dos jovens, provando que, com o auxílio certo, a formatura não é apenas um objetivo alcançável, mas uma realidade gratificante.

PROVA – ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: INTELIGÊNCIA EMOCIONAL – 51/2024

A 019 Assessoria, primordialmente focada em facilitar a jornada acadêmica dos estudantes universitários, surge como um farol de esperança para aqueles que se veem em meio às adversidades da vida acadêmica. Antes de mais nada, ela se dedica a oferecer suporte nos mais diversos aspectos da vida universitária, desde a organização de estudos até a preparação para os exames finais. Ademais, a empresa se destaca por sua abordagem personalizada, entendendo que cada aluno possui suas próprias necessidades e desafios. Afinal, o objetivo é não apenas ajudar a superar as barreiras acadêmicas, mas também contribuir para o desenvolvimento pessoal e profissional dos estudantes.

A 019 Assessoria atua conforme as melhores práticas e estratégias educacionais, aliás, ela inova ao implementar métodos que engajam e motivam os alunos. Mesmo que alguns desafios pareçam intransponíveis, a assessoria prova, inequivocamente, que com o apoio adequado, qualquer obstáculo pode ser superado.

4ª INTELIGÊNCIA EMOCIONAL – E.C.T.