Central Mapas

7ª QUESTÃO

Com base na análise de Molinari e Maciel (2023), percebe-se uma crescente valorização das competências emocionais no meio profissional. A capacitação técnica, embora essencial, mostra-se insuficiente sem desenvolvimento da inteligência emocional. Torna-se evidente a necessidade de entender e gerir as próprias emoções, não apenas para prosperar no ambiente de trabalho, mas também para alcançar uma vida pessoal mais gratificante. Neste cenário, o investimento em competências emocionais emerge como um diferencial importante, contribuindo tanto para o sucesso pessoal quanto para a eficácia interpessoal nos diversos ambientes de convívio, como no local de trabalho, no âmbito familiar e em contextos educacionais.
MOLINARI, Kelly Luana; CUSTODIO MACIEL, Kelvin. Estudo Contemporâneo e Transversal: Inteligência Emocional. Indaial, SC: Arqué, 2023. (Adaptado)

Avalie as asserções sob a perspectiva de interpretação dos conceitos de autoconsciência emocional e gestão das emoções, considerando suas implicações na vida profissional e pessoal.
I. A conscientização de si, é essencial não apenas para o autoconhecimento, mas também para compreender como nossas emoções influenciam nosso comportamento e decisões, destacando-se como um alicerce para a gestão eficaz das emoções.
II. A autorregulação emocional engaja-se diretamente com o desempenho profissional ao possibilitar um controle consciente sobre as próprias reações emocionais, favorecendo posturas mais assertivas e alinhadas com objetivos de longo prazo.
III. O processo de motivação, muitas vezes visto como externo, possui um forte componente interno, onde a capacidade de encontrar estímulos pessoais para a ação é crucial para iniciar e manter o empenho em atividades que levam ao crescimento pessoal e profissional.
IV. A habilidade de gerir efetivamente suas emoções, através do reconhecimento, compreensão e regulação, contribui significativamente para o desenvolvimento de relacionamentos interpessoais saudáveis, tanto no ambiente de trabalho quanto na vida pessoal.
Está correto o que se afirma em:
( ) I, apenas.
( ) II, apenas.
( ) I, II e III, apenas.
( ) II, III e IV, apenas.
( ) I, II, III e IV.


8ª QUESTÃO

O neocórtex é uma região cerebral responsável por coordenar informações obtidas através das vias sensoriais do corpo humano. É considerado o centro de planejamento de ações, incluindo a organização e administração das ações influenciadas pelas emoções. Em certos momentos, podemos agir precipitadamente, impulsivamente, porque o comportamento se desencadeia antes que tenhamos tempo para refletir, analisar os fatos e ponderar sobre eles.
MOLINARI, Kelly Luana; CUSTODIO MACIEL, Kelvin. Estudo Contemporâneo e Transversal: Inteligência Emocional. Indaial, SC: Arqué, 2023. ( Adaptado)

Diante deste contexto, analise as afirmativas seguintes.
Considerando as informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I – O processo decisório, isto é, as tomadas de decisão podem ser beneficiadas, incrementadas quando a pessoa desenvolve sua capacidade de gerar sentimentos em si mesma.
PORQUE
II – Assim, a pessoa pode avaliar as circunstâncias, treinando a si própria para gerar suas emoções, examiná-las sensatamente, senti-las convenientemente e manuseá-las positivamente antes de definir sua escolha.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
( ) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
( ) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
( ) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
( ) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
( ) As asserções I e II são proposições falsas.


9ª QUESTÃO

A empatia é a capacidade de compreender e compartilhar os sentimentos e perspectivas de outras pessoas.
Quando somos empáticos, conseguimos nos colocar no lugar do outro, reconhecendo suas emoções e necessidades. Essa habilidade é fundamental para relacionamentos saudáveis e para construir conexões significativas com os outros. É como se disséssemos: “Eu entendo o que você está passando e me importo com você.”
Revisão de aspectos conceituais, teóricos e metodológicos da empatia. Psicologia: Ciência e Profissão, 29(2), 2009. Disponível em: SciELO – Psicologia: Ciência e Profissão, Volume: 29, Número: 2, Publicado: 2009. Disponível em: SciELO – Psicologia: Ciência e Profissão, Volume: 29, Número: 2, Publicado: 2009. Acesso em 05/03/2024.

Sobre empatia, analise as afirmações seguintes.
I – Em geral, pessoas ricas em habilidades sociais possuem empatia.
II – Pessoas com empatia possuem maior propensão a serem sensíveis às emoções dos outros.
III – Embora a empatia seja uma qualidade positiva, pessoas muitos sensíveis às emoções alheias acabam
ficando muito sobrecarregadas, contribuindo para a elevação do estresse e para a sobrecarga.
Está correto o que se afirma em:
( ) I, apenas.
( ) II, apenas.
( ) I e II apenas.
( ) II e III, apenas.
( ) I, II e III.


10ª QUESTÃO


Fonte: @prof.lucianosantana/ Instagram

Na postagem disponibilizada, o Professor Luciano Santana Pereira relata sobre a importância dos Jovens Líderes desenvolverem habilidades de comunicação com objetivo de promover a colaboração e entendimento entre os membros da equipe de diversas idades e condições diferentes. Em nossos estudos
vimos que além da comunicação assertiva, é necessário nos atentarmos a desenvolvermos outras habilidades sociais para uma boa convivência, sendo uma delas a empatia.
Elaborado pela Professora, 2024.

Diante deste contexto analise as afirmações seguintes.
I – Embora sejamos inerentemente seres relacionais, a convivência humana carrega consigo um certo grau de complexidade.
II – As habilidades sociais revelam como nos relacionamos com os outros, abrangendo tanto a empatia quanto as habilidades interpessoais.
III – As competências sociais explicitam a maneira pela qual nos relacionamos com as outras pessoas, competências compostas pela empatia e pelas habilidades sociais.
Está correto o que se afirma em:
( ) I, apenas.
( ) II, apenas.
( ) I e II, apenas.
( ) II e III, apenas.
( ) I, II e III.

PROVA – ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: INTELIGÊNCIA EMOCIONAL – 51/2024

7ª INTELIGÊNCIA EMOCIONAL – E.C.T.

7ª INTELIGÊNCIA EMOCIONAL – E.C.T.

✅ FEEDBACK DAS NOTAS DE NOSSOS CLIENTES 👉 CLICANDO AQUI 👈

.
SAIBA MAIS SOBRE NÓS CLICANDO AQUI

A 019 Assessoria, primordialmente focada em facilitar a jornada acadêmica dos estudantes universitários, surge como um farol de esperança para aqueles que se veem em meio às adversidades da vida acadêmica. Antes de mais nada, ela se dedica a oferecer suporte nos mais diversos aspectos da vida universitária, desde a organização de estudos até a preparação para os exames finais. Ademais, a empresa se destaca por sua abordagem personalizada, entendendo que cada aluno possui suas próprias necessidades e desafios. Afinal, o objetivo é não apenas ajudar a superar as barreiras acadêmicas, mas também contribuir para o desenvolvimento pessoal e profissional dos estudantes.

A 019 Assessoria atua conforme as melhores práticas e estratégias educacionais, aliás, ela inova ao implementar métodos que engajam e motivam os alunos. Mesmo que alguns desafios pareçam intransponíveis, a assessoria prova, inequivocamente, que com o apoio adequado, qualquer obstáculo pode ser superado. Nesse sentido, é importante ressaltar que, embora o caminho para a formatura possa ser complexo, a 019 Assessoria está preparada para guiar os alunos através desta jornada, oferecendo não apenas conhecimento, mas também inspiração.

PROVA – ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: INTELIGÊNCIA EMOCIONAL – 51/2024

Assim sendo, esta empresa não é apenas um serviço de assessoria acadêmica; é um parceiro dedicado ao sucesso de cada estudante que busca sua ajuda. Por conseguinte, ao se aproximar da formatura, os alunos podem olhar para trás e perceber que, apesar de todas as dificuldades, tiveram ao seu lado um suporte constante e eficaz, o que certamente faz toda a diferença. Em resumo, a 019 Assessoria exemplifica o verdadeiro significado de comprometimento com a educação e com o futuro dos jovens, provando que, com o auxílio certo, a formatura não é apenas um objetivo alcançável, mas uma realidade gratificante.

7ª INTELIGÊNCIA EMOCIONAL – E.C.T.