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Considerando o exposto, sua ação nessa atividade consiste em tecer uma análise crítica sobre os resultados parciais de uma das três primeiras metas do PNE (2014-2024), apresentando as reflexões que acredita serem necessárias para as novas metas e estratégias do Plano Nacional de Educação, conforme a discussão do Eixo II elencado pelo Conae, edição 2024. Mínimo de 15 e máximo de 20 linhas.

Você pode utilizar outras fontes bibliográficas para elaboração do texto, desde que as citações sejam indiretas, ou seja, com suas palavras. No final do texto, deve constar as referências utilizadas conforme a ABNT.

Bons estudos!

ATIVIDADE 1 – POLÍTICAS EDUCACIONAIS E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA – 51/2024

O ano de 2024 marca o final do decênio do Plano Nacional de Educação (PNE), Lei 13.005/2014. Algumas metas foram alcançadas de forma integral, outras de forma parcial, mas também temos as que não foram alcançadas. Enquanto futuro profissional da Educação, você já parou para analisar essas metas e seus andamentos?

Vejamos os objetivos e resultados parciais das três primeiras metas do PNE (2014-2024):

    Educação InfantilObjetivo 1 da meta – matricular todas as crianças de 4 a 5 anos na Pré-escola até 2016.Objetivo 2 da meta – atendimento de 50% dos menores de 3 anos e 11 meses na Creche até 2024.
Resultado parcial 94,1% das crianças de 4 a 5 anos estavam na escola em 2019.Resultado parcial 37,8% das crianças de 0 a 3 anos estavam na creche em 2019.
    Ensino FundamentalObjetivo 1 da meta – matricular todas as crianças e jovens de 6 a 14 anos na escola.Objetivo 2 da meta – Garantir, até 2024, que 95% dos alunos concluam o Ensino Fundamental até os 16 anos.
Resultado parcial 98% das crianças e jovens de 6 a 14 anos estavam na escola em 2020.Resultado parcial 82,4% dos jovens de 16 anos concluíram essa etapa em 2020.
    Ensino MédioObjetivo 1 da meta – matricular todos os jovens de 15 a 17 anos na escola até 2016.Objetivo 2 da meta – Garantir, até 2024, que 85% dos jovens de 15 a 17 anos estejam no Ensino Médio.
Resultado parcial 94,5% dos jovens de 15 a 17 anos estavam na escola em 2020.Resultado parcial 75,4% dos jovens de 15 a 17 anos cursavam essa etapa em 2020.

Fonte: adaptado de: OPNE (2024).

ATIVIDADE 1 – POLÍTICAS EDUCACIONAIS E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA – 51/2024

Convido você a experimentar uma consulta no site do Observatório do Plano Nacional de Educação (https://www.observatoriodopne.org.br/), que mostra a análise parcial de todas as metas mensuráveis. Depois, reflita sobre o que precisaremos repensar para nossa Educação nas próximas décadas.

As discussões do novo Plano Nacional de Educação estão em discussão, por meio da Conferência Nacional de Educação (CONAE), e têm como tema na Edição 2024: “Plano Nacional de Educação 2024-2034: Política de Estado para garantia da educação como direito humano com justiça social e desenvolvimento socioambiental sustentável”. Eles estabeleceram sete eixos de discussão, sendo o Eixo II – A garantia do direito de todas as pessoas à educação de qualidade social, com acesso, permanência e conclusão, em todos os níveis, etapas e modalidades, nos diferentes contextos e territórios.

ATIVIDADE 1 – POLÍTICAS EDUCACIONAIS E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA – 51/2024

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Considerando o exposto, sua ação nessa atividade consiste em tecer uma análise crítica

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